O que é um Lead e como funciona a qualificação de Leads?
Olá!
Nesse passo a passo iremos te ensinar o que é um lead e como o sistema de qualificação de lead te ajudará a melhorar seu processo de prospecção.
Lead
Um lead é uma indicação de um potencial cliente. Antes que o lead se torne um cliente de fato, você precisa realizar a prospecção e o contato inicial. Se esse primeiro contato for bem-sucedido e o cliente demonstrar interesse em conversas e vendas futuras, ele se tornará um contato. Caso contrário, ele se tornará um lead perdido, que você poderá abordar novamente em outro momento.
Qualificação de leads
A qualificação de leads é o processo de identificar quais potenciais clientes têm maior probabilidade de se tornarem clientes reais, analisando seu interesse, necessidades e perfil demográfico. Isso permite focar esforços nos leads mais promissores, aumentando a eficiência das vendas. Com a qualificação, você monitorará melhor os números da abordagem, saberá quais contatos aguardam retorno, quais precisam ser trabalhados e identificará oportunidades de vendas.
O processo de qualificação de lead é divido entre: Perdido, Ativo ou Mover para o Funil.
Lead ativo
O lead em edição é aquele que você recebeu as informações mas ainda não teve nenhum contato inicial.
Na aba de "Dados adicionais" você poderá adicionar informações que te auxiliem na qualificação do lead.
Normalmente preenchido após o primeiro contato.
Lead perdido
O lead perdido é aquele que após um contato inicial não houve nenhum interesse ou intenção de fechar negócio.
Lead movido para o Funil
O lead que será movido para o Funil de vendas é aquele que após um contato inicial demonstrou interesse e há intenção de fechar negócio. A partir dessa fase ele deixará de ser lead e se tornará um contato, com um novo processo de venda iniciado.